Desenvolvimento Ágil

Quem é o cliente?

O GPA nasceu em 1948. É a maior empresa varejista do Brasil e pertence ao Grupo Casino, um dos líderes mundiais no varejo de alimentos. Com 2.039 pontos de venda, é o maior empregador privado do país em seu setor de atuação, com cerca de 139 mil colaboradores e uma infraestrutura logística com 51 centros de distribuição e entrepostos. O GPA em números • Eleito uma das 10 empresas mais admiradas do Brasil e vencedor no setor Varejo Supermercados em estudo da revista Carta Capital. • Listada no ranking Global 2000, da revista Forbes, como uma das maiores empresas de capital aberto do mundo. Presença no Brasil 22 estados + DF CDs e Entrepostos 51 Colaboradores +139.000 Total de Lojas 2.039 Em Área de Vendas 3.220.000 m².

 

Como a Taking está contribuindo com o Grupo GPA:

Fazemos parte de um time que está encarregado de reescrever parte do Marketplace para uma tecnologia mais atual e menos acoplada. Atualmente o projeto possui várias dependências intersistêmicas, que não somente impedem a criação de um ambiente apartado para testes, mas também dificulta a criação de ambiente local para desenvolvimento.

O nosso trabalho nesse time consiste em entender as solicitações de negócios apresentadas pelos donos dos produtos, e propor soluções dentro do stack do Spring Cloud (solução Netflix) utilizando principalmente, Spring Boot e MongoDB.

Para realizar as entregas, utilizamos a filosofia Ágil e a metodologia Scrum com Kanban.  Atuamos dentro de um timebox de 2 semanas (chamado de Sprint) que funciona da seguinte maneira:

– Grooming: o Product Owner (PO) explica as necessidades de negócios ao time, em formato de histórias. Após feito o entendimento técnico da complexidade da história, esta é pontuada pelo time de desenvolvimento (incluindo os testers). A pontuação é feita considerando-se apenas a complexidade da história, e não o tempo para desenvolvê-la, já que este se dará dentro da Sprint. Esses pontos servirão de estatística para que o PO consiga entender a performance do time, que também é medida em pontos. Esta reunião geralmente ocorre fora da Sprint atual.

– Planning: junto com todo o time, o PO define as prioridades das histórias que foram “groomadas” e, baseando-se nas pontuações de cada história ,versus a capacidade de pontos que o time pode absorver, é montada a Sprint. Esta reunião ocorre dentro da Sprint que está sendo montada.

– Kanban: É montado um board com as seguintes colunas: To Do, Doing, Done. É gerado um card para cada história e um card para cada tarefa necessária à conclusão das histórias. Todas as tarefas iniciam na coluna To Do. Cada desenvolvedor pega uma tarefa e a move para a coluna Doing. A tarefa vai para a coluna Done assim que o desenvolvedor terminar seu trabalho. Podem haver mais colunas de controle no Kanban, permitindo maior granularidade no controle das tarefas individuais.

– Daily meeting: todo o time de desenvolvimento se reúne para responder a 3 simples perguntas: O que eu fiz? O que eu vou fazer? E se existe algo que impeça a execução das minhas tarefas? Não deve durar mais do que 15 minutos, e é de responsabilidade do time de desenvolvimento. O PO e o SM (Scrum Master) podem participar também, porém sua participação não é obrigatória.

– Review: basicamente é uma reunião de entrega do que foi desenvolvido na Sprint e todo o time deve participar. O PO deve avaliar toda a entrega e aceitar ou recusar histórias. Esta reunião é feita no último dia da Sprint atual.

– Retrospective: todo o time deverá elencar pontos positivos e negativos da Sprint atual. Esses apontamentos são agrupados e discutidos pelo time. Os pontos negativos são passíveis de ações de melhoria, que devem ser revisitados na reunião da Sprint seguinte para avaliação da sua eficácia. Esta reunião é feita no último dia da Sprint atual, geralmente logo após a Review.

Ao final de cada Sprint, o PO e o líder técnico do time se encarregam de promover o código para produção, respeitando as regras internas e janelas disponíveis.

 

Referência em desenvolvimento Ágil no Brasil

Somos pioneiros em referência em desenvolvimento Ágil no Brasil. Criamos ferramentas, desenvolvemos técnicas e aplicamos ostensivamente estas práticas em todos os nossos projetos.

Conte com a Taking para promover revoluções e evoluções na sua empresa.

 

Para saber mais entre em contato com a nossa área comercial:

comercial@taking.com.br

24 de junho, 2018 - Postado por Taking
SERVIÇOS RELACIONADOS

Gerenciamento de MongoDB

A Taking/Pax, se especializaram para atender os serviços de bancos NoSQL no MongoDB. Entre e saiba mais!

SAIBA MAIS SAIBA MAIS

Quality Assurance

Sabemos como fazer parte de projetos ágil, mesmo estando em outro endereço ou apenas executando testes.

SAIBA MAIS

Transformação Digital

Workshop de Transformação Digital da Taking.

SAIBA MAIS
CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
CONHEÇA NOSSOS CASES
Logo Taking Mobile